

A ONU lançou uma Corrida para alcançar zero emissões até 2050, na Agenda de Davos do Fórum Económico Mundial.
The Race to Zero Breakthroughs foi publicado em um artigo especial, que define metas de curto prazo para mais de 20 setores que compõem a economia global, formando um plano mestre em torno do qual empresas, governos e sociedade civil podem se unir antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, em Glasgow, em novembro.
O objetivo é reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões e investidores para uma recuperação saudável, resiliente e com emissão zero de carbono que evita ameaças futuras, cria empregos decentes e desbloqueia um crescimento inclusivo e sustentável. Alcançar emissões líquidas de gases de efeito estufa zero até meados do século é crucial para atingir as metas de temperatura do Acordo de Paris sobre ação climática, com metas intermediárias claramente definidas.
Para Patricia Espinosa, Secretária Executiva da UNFCCC, “The Race to Zero Breakthroughs estabeleceu os pontos de inflexão específicos que todos os setores da economia global devem alcançar para criar um mundo resiliente com zero carbono. Agora sabemos o que os principais atores devem fazer , e até quando, para entregar as mudanças setoriais necessárias. Convido os líderes de todos os setores da economia global a trabalharem juntos para entregar a Corrida para Descobertas Zero. “
O presidente designado da COP26, Alok Sharma, afirmou que: “É vital que as empresas cheguem a zero, como parte de nossa luta contra as mudanças climáticas. É por isso que esperamos que todos os setores cheguem a um ponto em que uma maneira limpa de operar se torne a norma. Porque se cada setor fizer a sua parte, veremos a economia global no caminho certo para alcançar o zero líquido até 2050. ”
Para alcançar a transformação de toda a economia, cidades, regiões e líderes do setor privado precisarão trabalhar em parceria e comprometer suas habilidades, engenhosidade e recursos para alcançar esses avanços. Como disse Gonzalo Muñoz, Campeão do Clima da COP25: “Não podemos vencer a Corrida para Zero competindo sozinhos. Somente colaborando na transformação dos sistemas de atacado podemos atualizar os setores de nossa economia global para proporcionar um futuro saudável, resiliente e com zero de carbono. Essas descobertas setoriais nos permitirão ir mais longe e mais rápido em nossa corrida para emissões zero. ”